Um dos prédios paulistas desenhado por Niemeyer, o Memorial da América Latina teve uma de suas alas, o Auditório Simón Bolivar, destruída por incêndio no dia 29 de novembro de 2013.

Causado por conta da precariedade das instalações eletrônicas do local que geraram um curto-circuito, o incêndio começou no interior do auditório e afetou diversas obras de arte valiosas que haviam do local.

Depois de maiores investigações a perícia divulgou a informação confirmada pela prefeitura de São Paulo de que a licença de funcionamento do local estava suspensa e vencida desde 1993. Caso as devidas providências tivessem sido tomadas para legalizar a situação da área, que incluía reforma do espaço e instalações de extintores e sinalização de incêndio, a proporção do acidente poderia ser menor.

27 viaturas do corpo de bombeiros foram acionadas, o combate ao fogo durou mais de 5 horas, deixando 16 bombeiros feridos, além de alguns funcionários que trabalhavam no local na hora do ocorrido. Não houve vítimas fatais, porém o prejuízo cultural para a cidade de São Paulo foi relevante.