No dia 4 de fevereiro de 2014, um incêndio atingiu o centro cultural Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, o local ficava anexo à escola, localizado na região central do estado, no bairro da Luz.

O incêndio começou por volta da 1h da manhã, horário em que só havia dois vigilantes trabalhando. Assim que perceberam as chamas, solicitaram ajuda do corpo de bombeiros. Pouco tempo depois 21 viaturas haviam sido acionadas e os profissionais controlaram o fogo em 20 minutos.

Apesar das precauções terem sido tomadas rapidamente, houve muitas perdas materiais. Graças à agilidade dos bombeiros nenhum prédio da escola foi atingido pelas chamas. Contudo, boa parte das obras expostas no Centro Cultural foi perdida.

Um local como o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, lar de um acervo significativo de estátuas de gesso de tamanho real e importantes réplicas de obras clássicas da história da arte ocidental, não pode deixar de ter um sistema contra incêndio e se preocupar com os laudos e atestados, para manter-se dentro das normas de vigilância.