Os incêndios no Edifício Grande Avenida foram episódios que marcaram toda a cidade de São Paulo. Ele está localizado no nº 1754 da Avenida Paulista, a cerca de 50 metros da Rua Peixoto Gomide.

Com uma das arquiteturas mais marcantes da metrópole, o Edifício Grande Avenida sofreu dois incêndios, sendo que o primeiro deles, que não chegou a ser um acidente de grandes proporções, aconteceu no dia 13 de janeiro de 1969.

O segundo, que foi o mais grave de todos, aconteceu na tarde do dia 14 de fevereiro de 1981 e deixou, ao todo, dezessete mortos, 53 feridos e quase todos os andares do prédio parcialmente lesados ou totalmente destruídos. O incêndio começou por volta das 12h, quando uma sobrecarga de energia atingiu a sobre-loja do prédio, dando início às chamas. A precariedade das instalações e a falta de um sistema de brigada de incêndio ou de alarmes e detecção contribuíram para transformar o acontecimento em uma grande tragédia.

De acordo com as informações dos sobreviventes, o número de vítimas só não foi maior porque o acidente aconteceu em num sábado de Carnaval, ou seja, o número de funcionários trabalhando no momento era bem menor do que nos demais dias.

Dos 23 andares que o Edifício Grande Avenida possui, apenas os últimos três não foram destruídos pelas chamas. Nestes andares ficavam localizadas três grandes agências bancárias, muitas salas e escritórios comerciais, além da torre de transmissão da TV Record que teve sua programação automaticamente interrompida.